Estratégias de vendas – como vendedores ganham mais dinheiro usando a reciprocidade

 

Você já deve ter pensado no motivo de lugares como supermercados oferecerem amostras gratuitas de algum produto correto?

Bem claro que é para o cliente analisar o produto através dela, e acabar comprando se gostar.

Mas eu te digo que tem um outro motivo por trás de tudo isso, a chamada Reciprocidade, uma técnica de venda batizada dessa maneira, a amostra gratís na verdade tem o objetivo de gerar uma dívida com o cliente, parte do princípio de que, se o vendedor foi gentil ao ponto de oferecer algo de graça, o cliente tentará ser reciproco comprando o produto completo como uma forma de agradece-lo.

A regra da reciprocidade é universal, está no instinto de todos nós retribuir um favor que nos foi dado, o ser-humano não gosta de ficar com dívidas, mesmo quando é com uma pessoa gentil que diz não precisar retribuir o favor.

Imagine agora uma empresa de produtos de limpeza, esta manda vendedores de porta em porta oferecerem seus produtos, e se o comprador demonstrar dúvidas eles oferecem uma proposta para que os clientes fiquem com seu produto durante 2 ou 3 dias, para testa-lo em suas casa.

No final do prazo o vendedor volta a casa do cliente, e este provavelmente vai sentir uma dívida com o vendedor, que foi tão gentil e ainda emprestou seu produto, ele então comprará um produto novo, e o que o cliente usou será emprestado para outra pessoa para que continue seu sucesso nas vendas.

Além desta existem outras estratégias de vendas que a maioria dos vendedores usam sabia? Elas são a Escassez e a Aprovação Social, clique apenas se você quer adquirir conhecimento.

Espero ter contribuído um pouco para suas vendas, comente e compartilhe se gostar.

 

Um abraço!

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “Estratégias de vendas – como vendedores ganham mais dinheiro usando a reciprocidade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: